DIA DO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS - 24 DE NOVEMBRO
Instituído no Exército Brasileiro em 1979, visando proporcionar às praças mais destacadas a possibilidade de ascensão ao oficialato. O Quadro é diversificado, constituído por militares oriundos de diversas qualificações, o que lhe confere riqueza de experiências e as possibilidades de aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, em múltiplas tarefas. O oficial do QAO pode exercer as suas missões em todas as organizações militares da Força Terrestre, desempenhando atividades nas áreas de Administração Geral, Material Bélico, Topografia, Saúde e Música.
PATRONO - O Tenente Antônio João Ribeiro nasceu em 1823, na Vila de Poconé, província do Mato Grosso. Ingressou como soldado no Exército em 1841, no Batalhão de Caçadores nº 12, em Cuiabá/MT. Foi promovido ao posto de Tenente em 1860, pelos relevantes serviços prestados ao Exército Imperial. Destacou-se por seus atributos profissionais e pessoais, entre os quais a responsabilidade, o espírito de corpo e a liderança.
“Antônio João sacrificou sua vida em defesa de seu posto e do solo pátrio durante a guerra da Tríplice Aliança, em 1864. Sob o peso da fuzilaria de mais de 200 bocas de fogo, a Pátria acabava de incorporar mais um bravo à sua galeria de heróis. Por meio do Decreto nº 85.091, de 24 de agosto de 1980, o Tenente foi escolhido Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais.”
Redes Sociais