Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico do 3º Batalhão Logístico

Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 16h10 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2017, 11h04

1. Criação e Organização

 

          Pertence ao 3º Batalhão Logístico, “ Batalhão Presidente Médici”, a herança histórica do antigo 12º RCI, extinto em 31 Out 68. São mantidos e conservados até os dias atuais, o acervo arquitetônico daquela valorosa Unidade de Cavalaria. Em destaque em nossa OM; o monumento ao cavalo; a mensagem aos pósteros, no saguão de entrada, o portão do Umbú e muitos outros artefatos, devidamente organizados em nosso museu.

         Após sua extinção, o Quartel do 12º RC foi ocupado pelo “Grupamento Logístico”, hoje 3º Batalhão Logístico. Embora de natureza diversa de uma Unidade de Cavalaria, sente-se a existência viva de vínculos sentimentais entre aquela antiga Unidade e o atual 3º B Log.


          O Grupamento Logístico, que ocupou as instalações do antigo 12º RC, começou a ser moldado pelo Decreto Lei nº 6.844, de 01 Set 44, que criou a 3ª Cia Média de Manutenção, em Bagé – RS, constituindo-se numa “Unidade Orgânica de Manutenção” da 3ª Divisão de Cavalaria.

         De acordo com o Aviso nº 2770, de 09 Set 44, estas Unidades deveriam ser organizadas junto aos Regimentos Moto-Mecanizados das respectivas Divisões de Cavalaria (DC), dos quais dependeriam como subunidades vinculadas, até ulterior deliberação.

          No livro histórico do 3º Regimento Moto-Mecanizado (3º RMM), atual 3º R C Mec, está registrado que: “ A 08 Mar 45, cumprindo ordens superiores, foi organizada, neste Regimento, ficando a ele adida como Subunidade, Sob o Comando do Capitão JACIR SIMORINI GAERTNER, a 3ª Cia Média de Manutenção, que se instalou no prédio alugado pelo Ministério da Guerra, de propriedade da Sociedade Portuguesa de Beneficência”.

Aniversário de 22 anos da 3ª Cia Mé Mnt (então anexa ao 3º R C Mec) em 1º Set 66, doação do 2º Ten da reserva Luiz Cláudio Cougo

         Pode-se afirmar com convicção que, naquele momento, plantou-se a semente que faria aflorar a 1ª Organização Militar com moldes de Batalhão Logístico  


2. Autonomia Administrativa

         O Aviso nº 1.055, de 04 Out 47, concedeu autonomia administrativa à 3ª Cia Média de Manutenção. .

 

        O Boletim Interno (BI) nº 303, de 31 Dez 47, do 3º R C Mec, desincorporou a 3ª Cia Média de Manutenção de sua Unidade e no dia 02 Jan 48 é publicado o primeiro Boletim interno da nova OM, sendo nomeado como 1º Comandante o Cap JORGE DE MESQUITA CALDAS XEXÉO.  


3. Grupamento Logístico

         A transformação da 3ª Divisão de Cavalaria (de Bagé – RS) em 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, constitui um marco importante na modernização do Exército. Desta transformação surge o Decreto 63.510, de 31 Out 68, que extingue, transforma, muda a denominação, cria e transfere de sede Organizações Militares do Exército e dá outras providências. Em seu Art 3º, muda a denominação de 3ª Cia Média de Manutenção para 3ª Cia de Material Bélico e, em seu Art 4º, cria o Grupamento Logístico da 3ª Brigada C Mec e a 3ª Cia de Intendência. As mudanças constituem novos elementos para a futura criação do 3º B Log.

         A Port nº 389-GB, de 21 Nov 68, determina que o Comando do Grupamento Logístico/3ª Bda C Mec e a 3ª Cia de Intendência ficassem adidos ao 12º Regimento de Cavalaria ( 12º RC). 

          A Port 075, de 21 Nov 68-RES, organiza, a partir de 01 Jan 69, o Comando do Gpt Log da 3ª Bda C Mec e considera extinto o 12º RC, a partir de 01 Jun 69.      

4. O 3º Batalhão Logístico

         Seguindo-se o curso da história, em 22 Dez 71, pelo Decreto nº 01-RES e Portaria Ministerial nº 043, de 22 Dez 71, o Grupamento Logístico da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada teve a sua denominação alterada para 3º Batalhão Logístico. Esta modificação entrou em vigor a contar de 01 Jan 72, marcando assim, definitivamente, a criação do 3º Batalhão Logístico, o Primeiro do Brasil.


5. 3º Batalhão Logístico - Por que "O PRIMEIRO" do Brasil?

          O 3º Batalhão Logístico, desde a transformação do Grupamento Logístico da 3ª Bda C Mec, recebeu o título de “O PRIMEIRO”.

          Este título justifica-se pelo fato de o 3º Batalhão Logístico ter sido a primeira Unidade Militar de Logística do Exército Brasileiro a ter o privilégio de iniciar suas atividades com essa estrutura organizacional, razão pela qual é considerado e chamado “O PRIMEIRO” do Exército Brasileiro e do Brasil.


6. Denominação Histórica

          Em 1999 foi concedida ao 3º Batalhão Logístico a denominação histórica de: “Batalhão Presidente Médici”, em homenagem ao ilustre Bageense – Oficial General do Exército Brasileiro que foi Presidente da República e serviu nestas instalações como Oficial subalterno, de Cavalaria, no antigo e extinto 12º Regimento de Cavalaria (12° RC).

 

Por esse motivo o 3º B Log é considerado o
"PRIMEIRO DO BRASIL",
o que consta em sua Canção.
Fica assim, o esclarecimento sobre o fato.

 

Baseado no BI nº 006, de 09 Jan 98

registrado em:
Fim do conteúdo da página